O QUE É NR12?

A NR-12 é uma Norma Regulamentadora (é Lei no Brasil) onde define as técnicas, procedimentos e medidas de proteção para operadores de máquinas e equipamentos, a norma adota ordem de prioridade de segurança em sua aplicação. Nosso comprometimento com clientes e parceiros, não consiste apenas na fabricação de máquinas, células robotizadas e linhas de montagem, mas também na conscientização referente as novas normas de segurança, a fim de livrar as indústrias, sendo nossos clientes ou não, de serem penalizados por responsabilidade Cível, Criminal e/ou Social.

Nossa equipe se especializou na aplicação de todas as normas NR12 em máquinas e equipamentos, tanto para a fabricação em novas máquinas, como para adequação em máquinas já fabricadas antes da nova lei, onde ainda não possua a implantação da NR12.

A Implementação da NR12, se resume em 03 passos, assim sua Indústria pode se livrar de problemas com fiscalização, máquinas lacradas e proibidas de trabalhar, penalidades judiciais e principalmente de acidentes com operadores durante a integração as máquinas de forma inadequadas.

1.ANÁLISE DE RISCO – Realizamos a inspeção em sua indústria, de todas as máquinas e equipamentos que possam produzir riscos ou estejam fora dos padrões exigidos pela legislação vigente. Nosso Profissional, especializado em todas as normas de segurança, legislação de industrias e Adequação NR12, visita o local, inspecionando e efetuando um Laudo inicial. Além do levantamento de inventário, análise de risco, efetuamos apreciações de Riscos, Inventário e todo o diagnóstico de seu maquinário. Tudo realizado com base em normas e metodologias internacionais, analisando minuciosamente todo o maquinário, identificando os perigos e calculando os riscos de acidentes.

2.ADEQUAÇÃO DE MÁQUINAS CONFORME NR12 Após aprovada todas as adequações, iniciam-se os projetos elétricos, mecânico, software e de segurança, com a fabricação de painéis elétricos e proteções mecânicas, instalação, montagem, validação, treinamento e acompanhamento das execuções.

3.LAUDO FINAL Após a adequação completa, nossos especialistas em Segurança e Normas NR12, visitam o local, para nova inspeção, assegurando que todo o maquinário esteja adequado e em perfeitas condições de proporcionar segurança ao operador, para a elaboração do Laudo final. A Prefer conta com engenheiros altamente capacitados e autorizados perante a legislação para também elaborarem somente os laudos e documentação após os processos de adequação que já tenham ocorrido em seu maquinário.

Conheça alguns exemplos de maquinas já adequadas pela Prefer, conforme a lei NR12 em vigor: